Sunday, August 05, 2007

..a vaidade é um belíssimo pecado....

Uma das maiores verdades...

...mas sempre fui da opínião de que a preguiça vinha encabeçando a retaguarda. Maior exemplo disso, é este que vos fala. Pode-se notar pela frequência com que aqui escrevo. E hoje, para coroar, recebi uma mensagem, cujo conteúdo eu já conhecia, e que a minha mera negligência divulgá-la não somente me garante o título de preguiçoso, como me priva do direito de me considerar um cidadão consciente. E aqui a exponho para sua apreciação:


"Circula na Internet um e-mail cuja mensagem vem causando arrepios à Rede Globo: "Criança Esperança: Você está pagando imposto da Rede Globo!"
Quando a Rede Globo diz que a campanha Criança Esperança não gera lucro é mentira. Porque no mês de Abril do ano seguinte, ela (TV Globo) entrega o seu imposto de renda com o seguinte desconto: doação feita à Unicef no valor de... aqui vem o valor arrecadado no Criança Esperança). Ou seja, a Rede Globo já desconta pelo menos 20 e tantos milhões do imposto de renda graças à ingenuidade dos doadores! Agora, se você vai colocar no seu imposto de renda que doou 7, 15, 30 reais ou mais pro Criança Esperança... não pode! Sabe por quê? Porque Criança Esperança é uma marca somente, e não uma entidade beneficente. Já a doação feita com o seu dinheiro diretamente para a Unicef é aceita (para o desconto). E não há crime nenhum. Aí, você doou à Rede Globo um dinheiro que realmente foi entregue à Unicef, porém, por que descontar na Receita Federal como doação da Rede Globo e não na sua? Do jeito que somos tungados pelos impostos, bem que tal prática contábil tributária poderia se chamar de agora em diante de "Leão Esperança".

(Hmm...pensando melhor, talvez eu devesse pôr a ganância em segundo lugar, no lugar da preguiça..)

Não quero desmerecer a iniciativa da Rede Globo, que a tantos beneficia. Mas esta prática da Rede Globo pode ser no mínimo chamada de hipocrisia...ou, se a vaidade nos permitir, apenas uma linda mentira. Abaixo a política "ACMista" do "Ele rouba, mas ele faz!"

Que esta mensagem seja a minha redenção, como cidadão ao menos. Muito tenho a redimir em minha vida, mas como dizia o velho sábio "uma grande jornada se iniciará sempre com um pequeno passo".

2 comments:

Anonymous said...

Abro hoje o meu leitor de RSS e está lá: IntelliGate atualizado.
Meu Deus! Sério isso?!
Ual! É sério mesmo!
E fala sobre vaidade, preguiça e ganância. Qual dessas encabeça a lista? Vaidade em primeiro lugar? Não sei, o mundo comete tantos pecados!
Sei apenas de mim que sou apaixonada pela preguiça, irmã do ócio, tia da criatividade. ;)

http://blog.360.yahoo.com/cristianebispo

Rurouni Kenshin said...

Pois é, eu nunca acredito por completo em qualquer e-mail desse tipo que eu receba, mas dou bastante crédito a esse.
Fico meio puto e me sentiria meio enganado caso eu tivesse doado alguma coisa, mas não posso deixar de exaltar outros pontos positivos da iniciativa da Rede Globo.
Se pensarmos bem, se ela não fizesse uma campanha tão grande, nunca que o valor doado a UNICEF seria esse. Para que se alcançasse um nível tão alto de doações diretas à UNICEF, a Globo teria um custo estúpido com o show e divulgação sem nenhum retorno direto.
Eu penso nas crianças sim, mas pensaria na minha empresa também.
Se eu colocasse uma propaganda apenas para doações, a UNICEF não ia receber quase nada. Se eu gastasse tudo aquilo com o shows e sistema de doação (fora divulgação), seria um custo muito alto sem o tal retorno direto.
Passando as doações pela emissora, rola uma troca, onde a empresa e a UNICEF (logo, as crianças) ganham.
Seria também ruim a emissora simplesmente divulgar que isso lhe ajudaria financeiramente, e também não faria sentido. Diminuiria com certeza o volume de doações e até a UNICEF receberia menos também.
Acho que é uma troca, e acho válida. Não como o ACM fazia. O fato dele roubar mas fazer, pra mim não justifica. Fazer, era obrigação dele como líder político. É o trabalho que o cargo dele exigia, e para o qual ele era pago.

Abração meu irmão.
Seus textos são sempre muito bons e inspiradores, não pare.