Sunday, April 23, 2006

O Lula lá...e o que vamos fazer a repeito?!

No dia 20 recebi um e-mail de um colega de trabalho, cuja identidade optei por preservar aqui no meu blog, falando sobre o governo Lula e sobre as próximas eleições no geral. Não sou um ativista político, mas não pude deixar de responder a esta mensagem. Os que não estiverem de acordo com o que foi dito, sintam-se à vontade em expor suas opiniões. Política sim se discute, e é no calor dessas discursões que as melhores idéias costumam nascer!


"É Sr. #####,

Mas uma coisa é verdade. O carro chefe da campanha eleitoral do Lula era o social, voce se lembra? Falou que era uma época de mudanças e de que passaria a fazer uma política mais voltada para os problemas internos do país. E o que temos? Fome Zero? O programa de assitencialismo exacerbado mais grotesco e “marketeiro” que eu já vi em toda a minha curta vida!! Aí ele (ou a equipe dele, para falar a verdade!) viu que não dava certo...e volta a fazer aquilo que já era feito antes!! Ou seja, política para o exterior!! Não os critíco! Se eu quisesse que o Brasil se fechasse, eu ia para Cuba. Mais prático!

Já parou para pensar na real experiência do Lula na administração pública? Quase nenhuma, não é mesmo? Um cargo de deputado lá pelo meio dos anos 80 ou 90 não é muito para capacitar alguém a administrar um país!! Até hoje não entendi o porque dele não se candidatar antes a prefeito, depois a governador, e assim vai!! Não seria medo de já ser um fiasco como administrador já em níveis em que a coisa seria mais simples, como em uma prefeitura por exemplo? Aliás, ele chegou sim a se candidatar a governador de São Paulo em 1982. Mas perdeu. Ou seja, nos últimos 20 e tantos anos, ele pode ter adquirido uma grande capcidade de administração de campanhas, mas não de administração pública.

Não se engane, estou ciente, assim como todos os brasileiros um pouco mais esclarecidos, das campanhas difamatórias da Globo. Campanhas estas que visam sempre e somente o seu próprio benefício, e não o do povo, como seria esperado de uma campanha que fosse originário de um jornalismo sério, e acima de tudo ético, Mas não acho que estejam exagerando dessa vez. E não podemos simplesmente virar os olhos para o outro lado, com pena do governo, como muitas vezes fazemos quando vemos uma criança de rua pedindo esmola no sinal de trânsito. A justiça está aí para ser cumprida.

Corrupção sempre existiu, e existirá até que o nosso povo e nossos políiticos parem de ter este pensamento tão imediatista. Existirá até que este ou aquele político corrupto perceba que o roubo que lhes beneficia hoje, retira a oportunidade que um certo cidadão teria, e este mesmo cidadão, pode ser a pessoa que estará sequestrando a filha daquele mesmo político momentos depois. Ou seja, o crime gera mais crime!! Existirá enquanto os analfabetos possam votar!! Existirá enquanto se troque um saco de cimento por voto!!

Aposto que os que chegaram até este ponto nesta mensagem devem estar se perguntando: “Pronto, voce falou, falou..mas e então? Em quem voce votará?”. Sinceramente, não sei. Mas vou fazer o meu dever como cidadão e irei aos comitês eleitorais pedir as propostas de governo. Sei que eles quase nunca cumprem o que prometem, mas para um povo que tem memória curta como o nosso, qualquer pedaço de papel pode se provar deveras útil em um futuro, para que lembremos daquele que nos decepcionou.

Sinceramente, eu votei no Lula. Mas não vou dizer que estou feliz com a minha escolha. Vale aquia grande máxima que diz que o povo merece o governo que tem. E é nosso dever exigir punição em casos como o que atualmente nos assola. Não fizemos isso antes por faltas de provas talvez, mas agora a verdade está aí para quem quiser vê-la, e até para quem não quiser. E se fechamos os olhos, perdemos moral, como pais de crianças que não as punem quando fazem algo errado.

Afonso.

From: ######@yahoogrupos.com.br [mailto:######@yahoogrupos.com.br] On Behalf Of #######
Sent: quinta-feira, 20 de abril de 2006 17:20
To: ######@yahoogrupos.com.br
Subject: [######] VAMOS VOTAR DENOVO NO LULA


CARTA AO JORNAL O GLOBO

vocês poderiam parar de fazer campanha contra o governo e deixar a esquerda governar a favor do povo. Afinal de contas foram 500 anos de burguesia no poder. é impressionante o que as pessoas são capazes de fazer pelo poder e pelos seus interesses comerciais. Corrupção ! como se não houvesse durante os 500 anos passados. Era a única forma de o governo fazer passar medidas a favor do Povo, medida condenável claro, mas pior ainda é essa direita disfarçada que quer retomar o poder !! E ainda com ajuda da midia vide Globo, com seus interreses comerciais e empurrando novelas e futebol para manter o povo na ignorância."

2 comments:

Anonymous said...

Afonso,
Assim como você, ainda não sei em quem vou votar. É uma tarefa bem difícil, de fato. Agora, imagina: se para nós que tivemos educação e uma boa formação cultural está difícil nos decidirmos em relação aos nossos candidatos, imagine pro povo brasileiro?
É muito fácil colocar a culpa no povo, dizer que o povo não sabe votar... O difícil mesmo é enxergar que está tudo interligado. Se o governante é ruim, é culpa do povo. Se o povo é ignorante, a culpa é do governante que não dá educação... Entende?

Ahhhh, não sei... só sei que isso tudo é muito complexo e o que temos que fazer é lutar pra fazer do cidadão brasileiro uma pessoa mais esclarecida e ciente dos seus deveres e de suas obrigações...


Primeiro comentário meu aqui no blog.
Beijos e boa semana.
=***

Anonymous said...

Primeiramente, parabéns! Seu texto está perfeito.
Bem, também não sei em quem votar. Não quero votar nulo, muito menos em branco, afinal, é um direito q muitos povos não possuem e não sou eu q vou joga-lo fora. Isso seria no mínimo uma falta de respeito à memória de todas as pessoas q lutaram p hj termos esse direito garantido.